Seguindo as orientações e determinações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, devido a COVID 19.
A carga horária deste curso é de 700 horas. regido pela Deliberação 112/2012 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, com duração de 18 meses.
Destina-se a profissionais de graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior e licenciados, em consonância com o § 5º art. 3º da Del. CEE 112/12, ou seja, profissionais que tem interesse em trabalhar nas APAEs do Estado de São Paulo, conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação. Atende a Deliberação 112/2012, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Rede Estadual de Ensino.
Disciplinas | Horas |
---|---|
Fundamentos Básicos, Históricos e Filosóficos da Educação Especial e Educação Inclusiva | 40 |
Politicas de Educação Especial e na Perspectiva da Educação Inclusiva | 40 |
Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento para o aluno com Deficiência | 40 |
Metodologia de pesquisa | 20 |
Didática para o Ensino Superior | 20 |
TOTAL | 200 |
Disciplinas | Horas |
---|---|
Deficiência Intelectual (DI): Conhecimentos Básicos | 30 |
Psicomotricidade e Estimulação Essencial para alunos com DI | 30 |
Alfabetização e Letramento para alunos com DI | 30 |
Planejamento Educacional Individualização (PEI) e Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) | 30 |
Adaptação Curriculares para alunos com DI | 30 |
Programas de Ensino para Alunos com DI | 30 |
Avaliação Educacional para alunos com DI | 30 |
Ensino Colaborativo para pessoa com DI | 30 |
Tecnologia Assistiva para Deficientes Intelectuais | 30 |
Profissionalização e Inclusão no Mercado de Trabalho | 30 |
TOTAL | 300 |
Atividades | Horas |
---|---|
Estágio Supervisionado : Estágio Supervisionado em Educação para alunos com DI. | 100 |
Atividades Complementares : Filmes, leituras, participação em eventos científicos, palestras e outras atividades propostas ao longo do curso. | 50 |
Artigo Científico: Elaboração de artigo de conclusão de curso. | 50 |
TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO | 700 |
A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e DI do Estado de São Paulo.
- Em 2020: 1ª turma
- Máximo de vagas por turma – 50 alunos
- Mínimo de vagas por turma – 25 alunos
Deliberação CEE nº 94/2009
Estabelece normas para a formação de professores em nível de especialização, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas - a serem oferecidas durante um ano letivo - das quais 500 h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico - práticas e 100h a estágio supervisionado.
Deliberação CEE nº 112/2012
Estabelece normas para a formação de docentes em nível de especialização, para o desenvolvimento de atividades com pessoas com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas, das quais 500h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico-práticas presenciais e 100h a estágio supervisionado.