Curso

A Psicomotricidade como instrumento de aprendizagem no contexto da Neurociência.


Objetivo

Promover junto à comunidade de educadores, reflexões, estudos e discussões a cerca da Neurociência e suas vertentes. Apoiando-se a Psicomotricidade como ferramenta indispensável no processo ensino/aprendizagem. Contextualizando aspectos teóricos e práticos.

Fundamentação Teórica:

Neurociência é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Ele é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, e é de extrema importância para o seu funcionamento como um todo, tanto nas atividades voluntárias, quanto nas involuntárias.
Campos temáticos
Neuropsicologia: esta parte estuda a interação que há entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica.
Neurociência cognitiva: este campo foca na capacidade cognitiva (conhecimento) do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado.
Neurociência comportamental: quem segue esta linha procura estabelecer uma ligação entre o contato do organismo e seus fatores internos (emoções e pensamentos) ao comportamento visível, como a forma de falar, de se postar e até mesmos os gestos usados pela pessoa.
Neuroanatomia: uma das partes mais complexas da neurociência, ela tem por objetivo compreender toda a estrutura do sistema nervoso. Com isso, o estudioso precisa separar o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos para analisar cada item com muita cautela a fim de compreender a respectiva função de cada parte e nomeá-la.
Neuropsicomotor: por último, mas não menos importante, temos a neuropsicomotricidade, que estuda as funções ligadas às várias áreas do comportamento motor.
Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. (Associação Brasileira de Psicomotricidade). A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
Educação Psicomotora é uma educação global que associa as potencialidades intelectuais, afetivas, sociais e motoras da criança, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir.
Refere-se a uma formação de base indispensável a toda a criança, seja ela normal ou com problemas, pois responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibra-se através do intercambio com o ambiente humano.
É ação pedagógica que tem como objetivo principal o desenvolvimento motor e mental da criança, com a finalidade de levá-la a dominar o próprio corpo e a adquirir uma inibição voluntária, propõe, tem no movimento espontâneo, sua diretriz fundamental, pois, em qualquer movimento, existe um condicionante afetivo que determina um comportamento intencional.
Acredita-se que é sempre uma ação motriz, por menos que seja que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais, é pelo aspecto motor que a criança estabelece os primeiros contatos com a linguagem socializada.

Metodologia

  • Atividades Psicomotoras Práticas (espaços e materiais diversificados)
  • Organização Projetos Temáticos
  • Material de estudo (textos, vídeos, slides, entre outros).
  • Debates e discussões.
  • Trabalhos em grupos
  • Esquemas e quadros conceituais.
  • Atividades corporais, sensoriais, musicais, etc.

Público Alvo

Educação: Professores (Pedagogos, Educação Física, Artes, Gestores, e estudantes das respectivas áreas).

Carga Horária e Modalidade

Carga horária: 30 horas
Encontros aos sábados, quinzenalmente.
Horário: 8h às 12h

Investimento

O valor do investimento são 3 parcelas fixas de R$ 120,00 (cento e vinte reais).

Informações

Maiores informações entrar em contato (16) 3711-0111.

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