Curso

Mediação de conflitos na Instituição Escolar


Justificativa

Sabe-se, historicamente, que as relações que se estabelecem na instituição escolar perpassam pelos sentimentos marcantes de aceitação e rejeição no jogo pedagógico que confrontam e determinam o desenvolvimento das identidades. Nesse sentido, este curso propõe refletir sobre os conflitos existentes advindos destas relações ambivalentes de amor e ódio que circulam no interior das instituições educacionais. Velados ou não eles aparecem sob as mais diversas formas, para tanto é preciso ampliar a escuta e dimensionar as causas para mediar e/ou prever possíveis agravos.

Objetivo Geral

Reflexão sobre os conflitos advindos das relações humanas na convivência diária do contexto escolar

Objetivos específicos:

  • Construir sentidos para o fortalecimento da compreensão dos dilemas existentes na instituição escolar;
  • Propor e estabelecer estratégias para melhoria dos processos de mediação por meio da diminuição da tensão e da hostilidade;
  • Desenvolver o pensamento crítico e habilidades de escuta para a solução de problemas (possibilidades de intervenção vinculadas à problematização de situações concretas, vividas em sala de aula, e, também, à busca de soluções num ambiente de solidariedade, justiça e respeito).

Metodologia

Utilizaremos as Metodologias Ativas para o desenvolvimento dos módulos tais como: aulas interativas, vídeos e filmes, cases, estudos dos dilemas, flipped classroom (aula invertida), project based learning (PBL) e apresentação de Seminários.
O Curso será realizado em 8 Módulos, com 4 horas aulas cada. Faremos interlocução com abordagens teóricas em Análise de Discurso (matriz francesa); em Psicanálise Freud-lacaniana, nos estudos Foucaultianos especificamente na Genealogia da ética, e nos estudos da teoria dos três estados em Pestalozzi e nos estágios do desenvolvimento moral em Piaget e perspectiva Kohlberguiana.

Público Alvo

Professores das diversas áreas e demais profissionais da área de educação, graduandos de licenciaturas; coordenadores, gestores educacionais e demais interessados na área educacional.

Carga Horária e Modalidade

Carga horária: 30 horas
Encontros aos sábados, quinzenalmente.
Horário: 8h às 12h

Investimento

O valor do investimento são 3 parcelas fixas de R$ 120,00 (cento e vinte reais).

Informações

Maiores informações entrar em contato (16) 3711-0111.

Download Ficha de inscrição